28 novembro, 2012

GUARDA MUNICIPAL PARA ARARANGUÁ - MADRE PAULINA E O FREI ADERCIDE - OBRIGADO MEISTER!


(imagem extraída da internet)

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 27 de novembro de 2012
(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)
           
         Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!




OBS. Nossa expectativa é atingir a mesma quantidade da população de Araranguá até o final do ano, ou seja, 65 mil visitas.
(Publicado no jornal O TEMPO DIÁRIO, site CONTATO, FACEBOOK, TWITTER e no blog SOCIOAMBIENTALISMO)


GUARDA MUNICIPAL
            Apesar de haver alguns contras, acho que os prós se sobressaem em uma avaliação crítica sobre o Facebook, atualmente a maior rede social mundial que possibilita oportunidades de comunicação e de integração entre pessoas da sociedade.
            Com as famigeradas festas na beira da praia do Morro dos Conventos, surgiram muitos debates com construtivas sugestões e significativos depoimentos no Grupo MC, do qual transcrevo aqui um provocado pelo Luiz Carlos Sette.
''Está na hora de criar a Guarda Municipal de Araranguá. Foco: não o crime comum, mas a preservação do patrimônio público, do meio ambiente, do respeito ao cidadão, da paz pública, ameaçada especialmente pelo ruído e pelo vandalismo, do trânsito, do auxílio ao pedestre, das portas das escolas, cuidadas das faixas de pedestres . Acrescentem mais !''
            Achei extremamente interessante e respondi assim:  “tentarei acrescentar/contribuir, pois como cidadão me preocupo imensamente com o equilíbrio em todos os sentidos do município que vivo!
Com os recursos das multas aplicadas e uma espécie de subvenção (contrapartida) que o Estado ou a União repassam, mantém a GUARDA MUNICIPAL, promovendo mais segurança e conforto ao cidadão araranguaense, retirando uma série de procedimentos da Polícia Militar/Civil e Ambiental, como bem colocaste, para que as mesmas possam atuar com mais eficiência em áreas/setores específicos à sua função.
Existem cidades de médio porte, como Araranguá, que adotaram a GUARDA MUNICIPAL obtendo significativos avanços na busca de melhores índices de qualidade de vida à população, ou seja, assegurando títulos de cidades saudáveis e sustentáveis!
Uma ideia que precisa ser debatida e encaminhada a algum vereador ou mesmo ao prefeito eleito Sandro Maciel e equipe, pois houve tentativa de estudos e articulação em torno da proposta, porém sem sucesso com a atual administração municipal”.

MADRE PAULINA E O FREI ADERCIDE EM SÃO JOÃO DO SUL
            Atendendo uma promessa da minha esposa, a acompanhei com os filhos e o genro a uma visita ao santuário da Madre Paulina, em Nova Trento, que fica localizado em um belo vale, com uma magnífica infraestrutura e com certos cuidados com o ecossistema local, como a preservação do pequeno rio que passa por dentro do santuário.
            No mês passado após escolher alguns pontos pelo Google Earth para captar imagens na região, me surpreendi com a construção de um santuário em um morro no interior do município de São João do Sul.
            Não será tão oponente quanto ao da Madre Paulina, mas certamente se tornará um roteiro turístico religioso na região para visitar o túmulo do dedicado Frei Adercide, meu primo de segundo grau que morreu jovem.    










A INSUSTENTÁVEL BELEZA DA POLUIÇÃO
            Sempre faço questão de mencionar o episódio ocasionado com a repercussão das fotos dos lagos ácidos da região carbonífera de Criciúma, depois que passei a publicar na internet em 1998, quando o então juiz Paulo Afonso Brum Vaz da Vara Federal de Criciúma, passou a utilizar em suas aulas e palestras, como também na histórica sentença de 2000 condenando as mineradoras e os lagos registrados nas fotos deixaram de existir logo em seguida...
            Daí então a força de expressão da frase que diz que ''uma imagem vale mais que mil palavras''.
OBS. Estas imagens do Complexo Jorge Lacerda em Capivari de Baixo foram publicadas no Facebook com a descrição abaixo: 
Imagens do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda em Capivari de Baixo, 
proporcionadas por uma breve passagem pelo lado leste da usina,
para desviar do congestionamento na obra de duplicação da BR-101.
É inconcebível que ainda seja necessário manter a geração desta energia,
comprovadamente poluente, pois degrada os recursos naturais, principalmente a água,
compromete a saúde da população de entorno das minas e da usina,
‘’escraviza’’ o trabalhador mineiro, o aposentando com 15 anos de serviço insalubre,
deixando seu pulmão preto com a incurável e mortal pneumonoconiose.
A queima deste combustível fóssil resulta na emissão de vários tipos de gases, 
que interferem no equilíbrio da camada de ozônio,
aumentando assim a intensidade das adversidades e mudanças climáticas
e causando enormes prejuízos e malefícios a biodiversidade.

PROGRAMA BAND
Jornalista Fernanda Guidi
            Participei do programa da Fernanda Guidi na BAND FM e o Tenente Maike comentou que fizeram várias apreensões tanto na blitz quanto na orla durante sexta, sábado e domingo.
            O problema é que apenas a Polícia Militar - PM está atuando contra centenas de baderneiros e arruaceiros drogados,
enquanto que outros órgãos responsáveis nada estão fazendo para apoiar a PM.
            Onde está a Civil e Ambiental, onde está a Prefeitura Municipal e o Ministério Público, tanto Federal quanto Estadual?
E onde está a FAMA, FATMA e IBAMA?

OUTRAS...
O meu registro fotográfico aos atentados na Ilha que era da magia, agora é do trânsito congestionado e do avanço imobiliário sobre áreas protegidas!

ENTREVISTA AO DOUTORANDO HISTORIADOR DA UFSC, RICARDO LOPEZ JUNIOR, SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA BACIA DO MAMPITUBA E ARARANGUÁ.

Presto homenagem póstuma ao advogado Eduardo Gonzalez.

MAIS UM DOCUMENTÁRIO DA SANTUR QUE ROLA NA INTERNET E NO YOUTUBE SOBRE AS BELEZAS DE SC, NÃO MOSTRA E NEM SEQUER MENCIONA O MORRO DOS CONVENTOS E OS CANYONS DOS APARADOS DA SERRA...

Pessoas sem educação ou sensibilização ambiental continuam jogando lixo de toda espécie nas margens do Rio Araranguá no trecho paralelo à rua Rui Barbosa.

TEM MOTOCICLISTAS UTILIZANDO AS AVENIDAS DE ARARANGUÁ COMO AUTÓDROMO OU PISTA DE CORRIDA PARA ESNOBAR SUAS POTENTES MOTOS COM SUAS DESCARGAS ALTERADAS PARA PRODUZIR O RUÍDO QUANDO ATINGEM ALTA VELOCIDADE...

Na próxima edição faremos uma homenagem ao ex-comandante Coronel Edemir Meister.


IMAGEM CAPTADA NA BR-101, TRECHO EM MOMENTO DE CONGESTIONAMENTO ENTRE TUBARÃO E LAGUNA...
CAUSANDO PREJUÍZOS E TRANSTORNOS AOS USUÁRIOS DA RODOVIA.
RODOVIA  QUE TANTAS MORTES CAUSOU E CONTINUARÁ CAUSANDO PELAS IRREGULARIDADES DA PISTA,
PISTA/OBRA QUE ENRIQUECEU ILEGITIMAMENTE ALGUNS POUCOS...,
MAS QUE NINGUÉM ESTÁ INTERESSADO EM INVESTIGAR, POIS NÃO É EM BSA, SP OU RJ...


'''' SÓ SE AMA, CATIVA, PROTEGE E SE PRESERVA O QUE SE CONHECE! ''''




13 novembro, 2012

‎''SOLICITAÇÃO/COMUNICADO AO COMANDO DA POLÍCIA MILITAR DE ARARANGUÁ E A OUTRAS AUTORIDADES'':

  Cidadania Ambiental
 Araranguá – SC, 13 de novembro de 2012
(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)
           
          Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!


OBS. Nossa expectativa é atingir a mesma quantidade da população de Araranguá até o final do ano, ou seja, 65 mil visitas.

(Publicado no jornal O TEMPO DIÁRIO, site CONTATO, FACEBOOK, TWITTER e no blog SOCIOAMBIENTALISMO)



''SOLICITAÇÃO/COMUNICADO AO COMANDO DA POLÍCIA MILITAR DE ARARANGUÁ E A OUTRAS AUTORIDADES'':

Prezado Comandante Meister

            Voltamos a denunciar os abusos cometidos por jovens na beira da praia e nas dunas do Morro dos Conventos. Nossa denúncia se baseia em fotos clicadas por várias pessoas em momentos diferentes, inúmeros depoimentos no Facebook, no Twitter, mensagens via e-mail, ligações telefônicas para a ONG de pessoas que receiam se exporem, publicações em jornais e comentários em rádios locais. 
            As ''festas/badernas'' geralmente ocorrem nas sextas e sábados, com vários carros estacionados na praia e nas dunas, emitindo som em altíssimo volume, perturbando o sossego (e trabalho) dos moradores até na madrugada (Art 42 e outras...), com algazarras, gritos, buzinas e intenso tráfego de chegada e saída de veículos pelas vias públicas de acesso a praia. 
            Além da perturbação do sossego, deixam uma enorme quantidade de lixo jogado na areia da praia, ou seja, verdadeiras orgias/badernas, pois o alto consumo de álcool e outras drogas induz a prática de tudo que se possa imaginar...
            Esperamos e contamos que a Polícia Militar juntamente com a Civil e Ambiental, com apoio do Ministério Público e Prefeitura/FAMA (do qual também receberão cópia desta solicitação), apliquem urgentemente os rigores da lei a esses contraventores e infratores, pois esta desobediência civil, além de comprometer a qualidade de vida dos araranguaenses, repercute negativamente ao setor turístico que contribui com a arrecadação do município de Araranguá, principalmente agora que se aproxima a temporada de verão. 
            A beira da praia e dunas eólicas primárias, além de serem consideradas uma APP, são também áreas de Marinha e de domínio da União, portanto, seu uso e ocupação devem ser apenas para o benefício da coletividade, desde que, de forma ordenada, saudável, pacífica e ecologicamente correta! O inadequado uso deste ecossistema causa prejuízo e danos a toda biodiversidade, tanto da flora quanto da avifauna, principalmente de espécies ameaçadas, além da fauna marinha! 

OBS. I – Os defensores das festas/badernas argumentam que precisam de um lugar para ’’curtir’’, no qual os mesmos têm todo direito, mas desde que não interfiram no direito dos outros, e, como este planeta é habitado não apenas por seres humanos, mas também por animais, vão então curtir suas drogas em um local interno/privado com tratamento acústico, por exemplo.

OBS.II - O que estão fazendo na orla marítima do Morro dos Conventos é um crime contra o patrimônio do município, da União e da Humanidade! Pois uma, apenas uma garrafa de plástico jogada na areia do mar caracteriza o crime, fazendo com que várias espécies marinhas a ingiram como alimento e sem a devida digestão do material, milhares de peixes e aves morrem de ''barriga cheia de imundices'' que o bicho homem joga irresponsavelmente na natureza! 

Atenciosamente

Tadêu Santos
Integrante da ONG Sócios da Natureza – Filiada a FEEC
Cel. 9985.0053
(Diretor de Estudos Ambientais e Arqueológicos da FAMA, Presidente do COAMA, Conselheiro da APA da Baleia Franca)
Araranguá - SC, 05 de novembro de 2012.

RESPOSTA
> Prezado amigo Tadeu
>
> Diante de tuas denúncias, acabo de determinar a nossa Seção de
> Planejamento que seja elaborada uma ordem operações para que todos
> os finais de semana (começando no próximo) sejam feitas ações
> policiais em horários pré-estabelecidos, na região e praia do Morro
> dos Conventos para inibir e reprimir os abusos denunciados no anexo,
> naquilo que a lei nos exige providências e nossos recursos possam
> comportar.
>
> Atenciosamente.
>
> Meister
> Ten Cel PM – Comandante
> 19° Batalhão de Polícia Militar



AINDA SOBRE O FUTURO DO MORRO DOS CONVENTOS
            Eu acredito que a possibilidade de transformação da ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) do Morro dos Conventos (Falésias, Dunas Eólicas e Mata Atlântica) em uma UNIDADE DE CONSERVAÇÃO (UC/SNUC) e a aprovação do PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO promoverá desdobramentos polêmicos, porém positivos para a solução de todos os conflitos e problemas imensamente citados pelos interessados no Morro dos Conventos, o maior patrimônio arqueológico e ecoturístico do município de Araranguá. 



           


JARDIM ALCEBÍADES SEARA DE ARARANGUÁ
               A revitalização do Jardim Alcebíades Seara aparentemente resultará em um visual paisagístico mais belo e organizado que o anterior (mas tem quem acredite que poderia ficar ainda mais!!!).
            Certamente as mudanças proporcionarão mais conforto aos araranguaenses que utilizam a praça para conversar, meditar, malhar, namorar, descansar, dentre tantas outras atividades de lazer para o qual existem.
            Esperamos que a partir da sua inauguração haja mais cuidado e disciplina, tanto por parte da população usuária quanto da administração municipal, permitindo apenas usos adequados como os citados acima, não permitindo exposições de carros, parques de diversão privados e etc...
            Lamentavelmente a ideia de criar um mini-bosque num canteiro com espécies da Mata Atlântica não será implantado, pois seria de grande valia para a população conhecer a nossa flora nativa local, já que não temos um horto florestal no município!   



ADIN DO CARVÃO HUMILHA SOBERANIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ
Advogado Luciano de Olivo Almeida
Procurador Geral do Município de Araranguá


            Procuradoria do Município entrou com recurso contra a ADIN do SIECESC que 
quer impor na marra as famigeradas minas de carvão no território de Araranguá, mesmo depois de terem tirado a vida do Rio Mãe Luzia principal, afluente do Rio Araranguá...










Argumentam terem descoberto novas tecnologias de extração, de queima limpa e emissão zero, mas numa ponta desta mentira comprova-se que o pH da água no Rio Araranguá ainda é baixíssimo e a queima deste combustível fóssil é o maior responsável pelas mudanças climáticas que tantos estragos e prejuízos causam a biodiversidade.







ENCONTRO DE MOTOS É LEGAL, DESDE QUE NÃO INCOMODEM OS OUTROS!
            Acho legal o encontro de motos, o mesmo deve ser incentivado, pois promove integração e atrai o turismo, mas existem uns motoristas que abusam retirando inadequadamente o silenciador e provocando um ensurdecedor e incômodo ruído aos ouvidos da população. Um absurdo! 









07 novembro, 2012

OUTRAS ALTERNATIVAS PARA A SEMPRE ASSOREADA FOZ DO RIO ARARANGUÁ

   Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 07  de novembro de 2012
(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)
           
          Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!



OBS. Nossa expectativa é atingir a mesma quantidade da população de Araranguá até o final do ano, ou seja, 65 mil visitas.
(Publicado também todas as terças no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)




OUTRAS ALTERNATIVAS PARA A SEMPRE ASSOREADA FOZ DO RIO ARARANGUÁ  

               ENQUANTO A POPULAÇÃO DEBATEU QUAL A MAIS ADEQUADA LOCAÇÃO PARA OS MOLHES, SE MAIS AO SUL OU MAIS AO NORTE, OUTRAS CORRENTES QUESTIONAM A REAL NECESSIDADE DE FIXAÇÃO DO CURSO NATURAL DO RIO ARARANGUÁ JUNTO AO MAR.
               DIVULGAMOS AQUI APENAS DUAS MANIFESTAÇÕES DE PESSOAS (EXISTEM MUITAS OUTRAS, INCLUSIVE LOCAIS) 'DE FORA' OU QUE NÃO VIVEM NA REGIÃO SOBRE A FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ, A PARTIR DE UM COMENTÁRIO QUE FIZ NA EDIÇÃO ANTERIOR DA COLUNA ''CIDADANIA AMBIENTAL'' PUBLICADA NO BLOG >www.tadeusantos.blogspot.com<
               O PRIMEIRO COMENTÁRIO É DO PAULO BRACK DO INGÁ E PROFESSOR DA UFRGS E A SEGUNDA MANIFESTAÇÃO É DA AMBIENTALISTA DA ENTIDADE AMECA, DE SÃO FRANCISCO DO SUL/SC.
               PARA MELHOR ENTENDIMENTO SUGIRO A LEITURA DO MEU COMENTÁRIO INICIAL DENOMINADO DE ''''FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ'''', QUE POR FALTA DE ESPAÇO NÃO INSERI NESTA EDIÇÃO.

From: Paulo Brack
Sent: Thursday, October 25, 2012 3:06 PM
Subject: Re: [EC] PROCESSO DE FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ / RELÓGIO DO SOL / IFSC ARARANGUÁ PROMOVE APRESENTAÇÃO DO GEOPARQUE / LEI REDUÇÃO POLUIÇÃO SONORA JÁ ESTÁ NA CÂMARA DE VEREADORES [1 Anexo]

Estive há menos de duas semanas ai na foz do rio Araranguá, com meus
alunos, e disse justamente para eles que a retificação e a obra dos
molhes (que é uma demanda da ala do desenvolvimentismo vale-tudo) não
tinha saído pela luta dos movimentos ambientalistas.
Por que lutar contra a natureza, com muita empreiteira e políticos por
trás destas mega-obras?
O que mudou?
Com certeza, o rio serpenteando sempre é um espaço para sua melhor
autopurificação,e o contrário não tem justificativa
As obras do PAC, até agora, trazem o gigantismo que sempre combatemos.
Se for assim, adeus dunas e paisagem (até então) paradisíaca do Morro
dos Conventos.
Caso esta obra saia, me avisem que já cortaremos este itinerário de
nossas excursões.
O que pensam as outras ONGs catarinenses? Tem ambientalistas
contrários a essa obra, eles aderiram também?

P. Brack
InGá

Sent: Thursday, October 25, 2012 6:38 PM
Subject: Re: [EC] PROCESSO DE FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIOARARANGUÁ / RELÓGIO DO SOL / IFSCARARANGUÁ PROMOVE APRESENTAÇÃO DOGEOPARQUE / LEI REDUÇÃO POLUIÇÃOSONORA JÁ ESTÁ NACÂMARA DE VEREADORES

ANA PAULA CORTEZ COMENTANDO A MENSAGEM DO PAULO BRACK DIVULGADA NA LISTA DO CNEA/CONAMA.

Paulo
            De longe, estou no norte de SC, acompanhei a questão através dos relatos do Tadeu, sem dúvida o mais antigo ambientalista e lutador por aquelas paragens . Minha luta localmente é contra um projeto de retificação do rio Acaraí, em São Francisco do Sul, que com o rio Araranguá , são dos poucos rios no sul que serpenteando saem na direção norte, característica dos rios do sul do Brasil, muitos outros rios em SC já foram retificados.
            Por aqui a pressão é gigante, também aqui se justifica amenizar as cheias, e já têm projeto, dinheiro é o que não falta no Ministério das Cidades, que com qualquer justificativa de cheia e decreto de emergência, sugere motivo para liberação da verba .
            O absurdo é que temos solos a 1 metro acima do nível máximo do mar, ocupam de qualquer forma o perímetro urbano, não fazem eficiente drenagem, impermeabilizam o solo, estrangulam o leito dos rios do menor ao maior, e depois os espertos técnicos acham que abrindo a foz do rio resolvem , isso é o que ocorre.
            No caso de Araranguá, há muitas outras questões envolvendo esse cenário, o que me leva a respeitar as decisões locais.
            Inicialmente não concordei com a retificação do rio Araranguá, e disse-o ao Tadeu, quando se justificava amenizar as cheias, pois pelos vasos comunicantes, a incidência de chuva e maré cheia , não tem o que salve nos solos ao nível do mar, e não será a retificação que ajudará no meu ponto de vista , pois se chove muito e coincide maré enchente , esta empurra o rio acima e retificado mais fácil ficará essa força, e a cheia aumentará, bem é uma análise minha sem ser baseada em qualquer estudo científico, é o que observo localmente na linha de água.
            Quando vi a gravidade da contaminação causada pelas minas de carvão, que matam toda a vida nos leito daqueles rios, a falta de dados científicos que provem publicamente isso, que é visível , mas as autoridades não querem consentir, a inércia do Poder Público em relação a essa questão, o Poder Público não reserva orçamento para os estudos pertinentes, o não haver qualquer perspectiva de mudança no cenário da contaminação a curto ou médio prazo, fiquei mais horrorizada por imaginar que não temos dados científicos que provem o que esta contaminação provoca no setor pesqueiro, ou seja qual é a perda de biodiversidade, o valor econômico perdido em decorrência desta contaminação que tem lucro privado , em detrimento do bem público, e da disponibilidade da biodiversidade , ou seja alimento neste caso, para as atuais e futuras gerações ? E não é perda somente nos rios e como esse efeito atinge a vida marinha no oceano?
            Por outro lado , localmente a luta dos ambientalistas nos últimos 30 anos, sem qualquer resultado, o empobrecimento da região, me levou a considerar que a abertura da barra do rio , pudesse proporcionar um desenvolvimento para aquela população. Sim porque chega a um momento que há que pensar se o rio não tem qualquer função de vida para o ambiente, e se retificado poderá se reverter a qualidade de vida nesse ambiente e ate proporcionar desenvolvimento no suporte a atividades pesqueiras no oceano, tendo ali abrigo para as embarcações e a via navegável, tem de se analisar os benefícios e prejuízos qual terá mais peso.
            Mas é obvio que a poluição somente seria empurrada mais rapidamente para o oceano, que como grande diluidor " talvez" sofra menos que o leito do rio. A curto prazo conseguiriam limpar o rio Araranguá, despejando aquele lixo no oceano? O rio teria condições de reversão ambiental? Os efeitos dessa contaminação no oceano seria menor do que a permanência da contaminação no leito do rio ? O que terá menor consequência na defesa da qualidade da água do rio ? Este rio como esta oferece condições de vida ?
            Acho que a questão local é muito complexa, e requer aprofundamento na análise de todas as perspectivas , sei que por lá muitas audiências e debates ocorreram e acho que nesse ponto temos de ouvir a decisão dos que acompanharam de perto toda essa discussão, e até mesmo por eu não ter acompanhado tudo isso, me sinto condicionada a respeitar a decisão local.
Att
Ana Paula Cortez
AMECA-SC

Sent: Thursday, October 25, 2012 9:50 PM
Subject: Re: [EC] PROCESSO DE FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIOARARANGUÁ / RELÓGIO DO SOL / IFSCARARANGUÁ PROMOVE APRESENTAÇÃO DO GEOPARQUE / LEI REDUÇÃO POLUIÇÃOSONORA JÁ ESTÁ NACÂMARA DE VEREADORES

Prezadas/os
Lamentável que a gente não tenha sido procurado pelo professor da UFRGS e conselheiro do CONAMA (afinal não somos bandidos!!!), pois poderia ter proporcionado um construtivo e instigante debate com seus alunos e seria oportunamente o melhor e mais adequado momento de sermos coerentemente criticados/contestados pela posição adotada ou para tentarmos nos defender deste possível vacilo histórico pelo que estamos vivenciando, afinal reconhecemos o intenso impacto ambiental que causará ao sofrido Rio Araranguá, mas...
Sds
Tadêu Santos
Declaração emitida pelo Cidadão Araranguaense Tadêu Santos do qual é Integrante da ONG Sócios da Natureza, entidade declaradamente contrária a qualquer interferência no curso natural do Rio Araranguá...