30 julho, 2013

Cidadania Ambiental 30.07.13 : UPA de Araranguá / SC - Falta um atendimento mais humanizado!


 

Cidadania Ambiental


Araranguá – SC, 30 de julho de 2013

(48 / 9985.0053 TIM) 

tadeusantos@contato.net / tadeussantos51@gmail.com

           

            Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.

OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

 

 (Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)

 

UPA ARARANGUÁ / SC - Falta atendimento mais humanizado!









 Várias denúncias contra o desumano atendimento na ''UPA'' de Araranguá, alerta para uma urgente ''reavaliação'' pela Secretaria de Saúde Municipal, pois da forma que está é desperdício de recursos públicos, descrédito do órgão como pronto atendimento à saúde pública e é um atentado à dignidade humana!!!

 
Se neste momento o Facebook é a rede social mais utilizada, serve então de referência para demonstrar a insatisfação com a qualidade dos serviços médicos em Araranguá, tanto que em apenas 24 horas a minha postagem recebeu 30 comentários, 45 curtidas e 55 compartilhamentos, resultando em ''n'' outros comentários...

 
Volto a repetir o apelo a Secretária Maria Aparecida (do qual tenho grande admiração), que sei que tem competência para fazer uma readequação no insatisfatório quadro que se apresenta na UPA e outros pontos de atendimento a saúde popular e dar uma solução para as reclamações apontadas.  
 

OBS. Ainda no sentido de contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de saúde local, sugiro a colocação de placas sinalizadoras e orientadoras para quem se dirige ao Hospital Regional, pois se mesmo os araranguaenses em momentos de desespero têm dificuldade em adentrar a rua do hospital HRA, imagine então para as pessoas de fora que não conhecem o complicado trajeto!

 







 
 
BARRAGEM RIO DO SALTO
(BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARARANGUÁ)
 




Atendendo a solicitação da ONG Sócios da Natureza, a diretoria do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá (CGBHRA) convidou técnicos da CASAN de Florianópolis a apresentarem a atual situação do processo de licenciamento ambiental do projeto da barragem do Rio do Salto, a ser construída na localidade rural de Areia Branca, no município de Timbé do Sul/SC.

Registra-se que apenas tomamos conhecimento por uma casualidade de encontrar técnicos da CASAN em um restaurante da rodovia BR-101, que ao questionarmos a situação do referido projeto, informaram da elaboração de um novo EIA-RIMA para a proposta do empreendimento, conforme ''power point'' em anexo apresentado na Assembleia do CGBHRA, no dia 11/07/2013, em Araranguá.

Após a apresentação por três técnicos, sendo que o primeiro ressaltou a necessidade da obra para a segurança hídrica da bacia e os benefícios aos usuários, o segundo abordou os aspectos ambientais mencionando as exigências do MPF e o terceiro da área jurídica sobre o conflito com as indenizações.

Na sequência, dois representantes dos moradores ''desalojados'' de suas propriedades pediram justiça e mais empenho das autoridades e da CASAN na complementação dos pagamentos fundiários, entre outras reclamações relacionadas às indenizações... Seria interessante o MPF solicitar a gravação ao Comitê do pertinente e contundente depoimento da senhora Marlene Plácido.



Nossa fala alertou para o fato de que um novo EIA-RIMA poderá, se elaborado de forma séria e idônea, apontar a não construção da barragem para o reservatório como sendo a alternativa ambientalmente mais favorável à biodiversidade local e regional. Mesmo no avançado estágio do processo, que diga-se, só chegou neste ponto porque a CASAN sempre agiu de forma truculenta na obtenção dos seus objetivos em todos os licenciamentos que busca. Neste do Rio do Salto, além dos baixos valores pagos aos colonos e uma política injusta junto aos bancos (para não mais ceder empréstimos aos que tinham suas terras na área do reservatório), utilizou propaganda enganosa prometendo abastecimento a vários municípios, inclusive ao geograficamente distante Balneário Gaivota, entre tantas outras irregularidades no EIA-RIMA (incompleto) que fizeram o MPF pedir a anulação de uma licença emitida pela FATMA.

As irregularidades apontadas pelo MPF e pela FATMA de Criciúma foram acertadas, além do que o EIA-RIMA nunca fez uma análise real da devastação que a rizicultura promoveu desde o programa pró-várzea até a atualidade, pois o desmatamento da mata nativa, composta inteiramente de Mata Atlântica, para ceder espaço ao plantio de arroz foi o causador do desaparecimento das nascentes desta imensa planície, situada entre a bacia do Mampituba e Urussanga. Esta ação desordenada em nome de uma atividade que gera divisas (mas muito pouco emprego) é que está gerando a falta de água para as canjas de arroz e até para o abastecimento das comunidades. Além da falta de água, os lençóis freáticos e aquíferos estão apresentando índices de poluição, como o venenoso agrotóxico. Ao olhar a imagem de satélite da citada região, predomina o marrom de forma assustadora, pois é o caminho para um possível processo de desertificação!!!

Na mesma linha de contestação à realização de obras políticas, e esta é uma delas, porque irá favorecer apenas o agressivo setor da rizicultura à jusante em detrimento da agricultura familiar. Este sim, um setor que precisa de apoio governamental para continuar cultivando a terra de forma sustentável. Com parte destes recursos do Ministério da Integração (MI), bem que os políticos/governantes poderiam alterar a destinação para aplicar em programas de incentivo a produção orgânica e recuperação das matas ciliares ou em projetos de pequenas centrais hidrelétricas para abastecer comunidades rurais afastadas que ainda não possuem energia elétrica ou pagam muito caro para obtê-la. Poderiam em forma de um TAC, em vez de construir barramento, implantar nas 500 hectares uma exemplar ''lavoura/horta orgânica coletiva'' com o apoio da EPAGRI / EMBRAPA / CGBHRA e assessoria ou convênios com universidades e institutos locais voltados não apenas a agricultura, mas ao meio ambiente num todo. 

A Bacia do Rio Araranguá não suporta mais tantos impactos ambientais, pois seu lado norte representado pela Bacia do Rio Mãe Luzia estão seus recursos hídricos intensa e irresponsavelmente comprometidos pela mineração do carvão, tanto que o Estado teve que construir a caríssima barragem do Rio São Bento para abastecer a população de Criciúma e cidades do seu entorno. Agora querem construir a barragem do Rio do Salto pelo inadequado uso dos recursos hídricos na rizicultura, que dizimou a Mata Atlântica comprometendo as nascentes da planície, basta ver imagens de satélite mostrando o mapa da região pelo Google.




Mesmo com uma legislação ambiental eficiente, a degradação dos recursos naturais continua sendo de certa forma permitida pelos órgãos licenciadores e fiscalizadores, pois mesmo com a condenação judicial de 2000 as mineradoras de carvão continuam a poluir na ''calada da noite'', tanto que o pH da água nos rios afetados é baixíssimo, chegando em Araranguá no nível 3 e 4, retirando qualquer possibilidade de vida nos cursos d'água que recebem também uma intensa contaminação por agrotóxicos utilizados na rizicultura, somados ao esgoto e lixo despejados pelos municípios localizados a montante. Um absurdo!!!    

Concluímos pedindo mais debates sobre quaisquer obras de grande impacto que venham ser realizadas na Bacia do Araranguá, como a fixação da foz/barra do Rio Araranguá e a usina térmica USITESC em Treviso - uma fonte energética comprovadamente na contramão da História. No entanto, já com a LAI da FATMA, contestada por nós, porém sem sucesso, pelas irregularidades e facilitações cometidas durante o processo de licenciamento ambiental.

Este documento foi protocolado no MPF de Criciúma e enviado aos MPE dos municípios da bacia, com cópia ao CGBHRA, AMESC, AMREC, SDS Araranguá e Criciúma. Além de ser publicado em vários sites e blogs.

Coordenação Geral 
Araranguá - SC, 29 de julho de 2013
//////////////////////////////////////




Na próxima edição abordaremos tópicos dos assuntos que conversamos com a Procuradora da República Andréia Rigoni Agostini (substituindo a Dra. Rafaella Alberici, agora em Blumenau), na produtiva reunião mantida no dia 29/07/2013, em Criciúma,

como também faremos um breve relato da apresentação de várias propostas de relevância ambiental no COAMA, com algumas surpreendentes e inconvenientes reações!!!

 

23 julho, 2013

Cidadania Ambiental 23.07.2013: AMPLIAÇÃO OU CRIAÇÃO DE UMA NOVA APA DA BALEIA FRANCA E OUTRAS ESPÉCIES MARINHAS AMEAÇADAS NA REGIÃO COSTEIRA...


Cidadania Ambiental
Reunião do CONAPA da Baleia Franca em Garopaba

Araranguá – SC, 23 de julho de 2013
(48 / 9985.0053 TIM) 
tadeusantos@contato.net / tadeussantos51@gmail.com
           
            Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!


 (Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)



AMPLIAÇÃO OU CRIAÇÃO DE UMA NOVA APA DA BALEIA FRANCA E OUTRAS ESPÉCIES MARINHAS AMEAÇADAS NA REGIÃO COSTEIRA...
Após Belo Monte se abre a possibilidade de Unidades de Conservação (UC) terem seus decretos alterados, daí estarmos em campanha para a ampliação territorial da APA da Baleia Franca até Torres/RS. Ou então criarmos uma nova APA na região costeira do sul de SC até o norte do RS como forma de proteger não apenas a vida marinha (baleias, golfinhos, botos, leões marinhos, pinguins, entre tantas outras espécies marinhas e a pesca predatória), mas também os frágeis ecossistemas deste pedaço da costa atlântica, enfatizando as dunas, restingas, Mata Atlântica, manguezais, incluindo ainda o maior sistema lagunar de água doce do estado de SC, intensamente ameaçado pela ação antrópica. Estamos buscando parcerias institucionais para acrescentar a solicitação, que será levada ao plenário do CONAPA BF propondo as alternativas como forma de buscar as mais adequadas orientações para as soluções às preocupações acima levantadas, que são emergentes sobre todos os aspectos.

PONTE DO DESVIO SERÁ A 3ª SOBRE O RIO ARARANGUÁ
Imagem registrada no início do mê de julho de 2013


A obra está avançando e a previsão é estar concluída no final deste ano, com possibilidade de inauguração do trecho de 07 km do desvio ou contorno da Duplicação de Araranguá no primeiro trimestre de 2014, possivelmente com a presença da presidente Dilma. A ponte entre o enorme elevado do desvio e o viaduto sobre a SC-490, se acrescentado o elevado do Maracajá formam a maior obra da BR-101, simbolizando ainda uma das maiores conquistas da sociedade civil organizada araranguaense!

BURACOS E CARRETAS NAS VIAS PÚBLICAS
BITREM sobre a ponte da Barranca

Concordo que existem muitos buracos nas vias públicas de Araranguá, porém a culpa não é do atual prefeito, mas das administrações anteriores pelo desgaste natural do material, que muitas vezes não é utilizado de forma correta ou não é de qualidade. A manutenção mantém as pistas conservadas por mais tempo e adoção de sistemas preventivos é determinante, não permitindo, por exemplo, o trânsito de cargas pesadas em vias que não tenham capacidade de suportar. É frequente se observar carretas com 40 mil toneladas circulando no perímetro central da cidade, apenas por capricho ou conforto do motorista que reside em algum bairro, que se devidamente orientado deveria deixá-la em um posto às margens da BR-01 ou em ''porto seco''.






DIVAS E GALÃS DO CINEMA
Para os mais jovens isto é uma fita celuloide de Cinema...


No início da semana postei as nove Divas do Cinema que mais me impressionaram pela beleza, talento e sensualidade, no entanto alguns amigos reclamaram da ausência de outras Divas imediatamente postadas por eles, quando concordei, porém não existe espaço para relacionar todas, então é preciso coragem para selecionar.
A Sétima Arte foi, é e será eternamente atraente pela beleza, charme e sensualidade das divas, como Marylin Monroe, Ava Gardner, Brigitte Bardot, Carré Otis, Nastassja Kinski, Sônia Braga, Emmanuelle Béart, Mia Maestro, bem a lista é muito extensa, mas concluo com a não tão conhecida italiana Anna Falchi. Assim a homenagem vai para as outras milhares de mulheres que atuam no cinema, pois são todas belas e maravilhosas!
Dos Galãs do Cinema, selecionei nove que considero feras nascidos antes de 1935, mas concordo que existem outros do tempo que se fazia cinema de verdade... Marlon Brando, Paul Newman, Steve McQueen, Alain Delon, Marcelo Mastroniani, Sean Connery, Clint Eastwood, Warren Beaty, Robert Redford. Poderia ter citado os atores que atuavam na música, como Elvis Presley, Frank Sinatra e Ives Montand, mas....


NÓS NÃO SABEMOS JOGAR FUTEBOL, MAS SABEMOS CHUTAR, OU SEJA, ENCOSTAR O PÉ NA BOLA!!!
Vou tentar descrever uma posição nem tanto pessoal, pois simboliza a frustração e indignação de um coletivo utilizando um exemplo que vi em um filme não lembro mais qual, mas que era mais ou menos assim:
Havia um time de futebol não sei em que cidade ou em que país, pois nem sei ao certo se era futebol, pois poderia ser vôlei ou basquete, mas era um time esportivo coletivo tipo futebol, no tempo que era de espírito coletivo de verdade e na raça e não mercantilista como o é hoje a maioria dos times de futebol. Não ganhavam campeonatos, muito menos títulos e então sequer jogos, mas continuavam sempre na disputa, pois de certa forma abraçaram aquela justa e abençoada causa de que o importante era competir e com esta lógica tinham o apoio de grande parte da torcida!
Contas a pagar, indenizações, processos judiciais, ameaças, entre tantas outras incongruências, imprevisíveis decepções e sonhos frustrados mantinham a equipe ativa e na expectativa que um dia suas táticas futebolistas dariam resultado e passariam então a ter o apoio de toda a torcida local e quem sabe até regional, pois o time jogava justo e bonito, além de ser honesto e corajoso!
Um dia, não lembro mais surgiram outros times no pedaço e outro dia escrevo mais um pouco...

ARARANGUÁ, UMA CIDADE BOA DE SE VIVER!!!
Araranguá é definitivamente uma cidade boa de se viver, localizada entre duas capitais, acesso rodoviário facilitado (ficará melhor quando tiver o ferroviário), com as quatro estações do ano definidas, com um baixo índice de desemprego, mesmo não sendo um município contemplado com geração de divisas ecologicamente corretas. O aspecto segurança ainda é preocupante, o social está evoluindo aquém do desejado, mas está avançando, a educação é a grande expectativa para o desenvolvimento sustentável, ordenado e equilibrado. Todavia poderia ser ainda melhor se algumas deficiências fossem urgentemente solucionadas, como por exemplo, a poluição do Rio Araranguá e a baderna sonora, que tanto incômodo causa a população, mesmo com a elogiável atuação da Polícia Militar.
Centro de Araranguá 
Periodicamente faço esta declaração, agora porque comemoro 29 anos de vivência neste encantador município que me acolheu (sendo que 15 anos foram uma revolucionária passagem por Floripa e 18 em Praia Grande, orgulhosamente minha terra natal!!!).
FOZ OU BARRA DO RIO ARARANGUÁ NO SUL DE SC.





IMPORTANTE, MUITO IMPORTANTE!!!

NA PRÓXIMA EDIÇÃO PUBLICAREMOS O RELATO COMPLETO SOBRE O DEBATE OCORRIDO NA ASSEMBLEIA DO COMITÊ ARARANGUÁ (CGBHRA) SOBRE O PROJETO DA BARRAGEM DO RIO DO SALTO, EM TIMBÉ DO SUL/SC.


O MEU ANIVERSÁRIO, 22 DE JULHO, PASSA A SER CONSIDERADO O ''DIA MUNDIAL DA MINERAÇÃO''

19 julho, 2013

Cidadania Ambiental 16/07/13: UM NOVO EIA-RIMA PARA A BARRAGEM RIO DO SALTO; ENTREVISTA A FORMANDOS DA UFSC E O DESENHO DE UMA CIDADE...

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 16 de julho de 2013
(48 / 9985.0053 TIM) 
tadeusantos@contato.net / tadeussantos51@gmail.com
           
            Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

(clique no link do blog para ler na íntegra e visualizar fotos)
 (Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO  e no site da CONTATO)

NOVO EIA-RIMA PARA O PROJETO DA BARRAGEM RIO DO SALTO Parte I
Atendendo a solicitação da ONG Sócios da Natureza, a diretoria do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá (CGBHRA) convidou técnicos da CASAN de Florianópolis a apresentarem a atual situação do processo de licenciamento ambiental do projeto da barragem do Rio do Salto, a ser construída na localidade rural de Areia Branca, no município de Timbé do Sul/SC.
Registra-se que apenas tomamos conhecimento por uma casualidade de encontrar técnicos da CASAN em um restaurante da rodovia BR-101, que ao questionarmos a situação do referido projeto, informaram da elaboração de um novo EIA-RIMA para a proposta do empreendimento, conforme ''power point'' em anexo apresentado na Assembleia do CGBHRA, no dia 11/07/2013, em Araranguá.
Após a apresentação por três técnicos, sendo que o primeiro ressaltou a necessidade da obra para a segurança hídrica da bacia e os benefícios aos usuários, o segundo abordou os aspectos ambientais mencionando as exigências do MPF e o terceiro da área jurídica sobre o conflito com as indenizações.
OBS. NA PRÓXIMA EDIÇÃO DESCREVEREMOS A 2ª PARTE QUANDO ENTÃO HOUVE UM CALOROSO DEBATE!

ENTREVISTA A FORMANDOS DA UFSC / CAMPUS FLORIANÓPOLIS
Em um agradável bate papo ocorrido durante o almoço do dia 09/07/13 concedi entrevista a Mariana Dall'Orto Mello Rodrigues (Mudanças Climáticas) e ao Luan Harder Gonsalves (Serviços Ambientais), registrando que a doutoranda Sung Lin acompanhou e contribuiu atentamente com as conversações. Abaixo transcrevo seus respectivos comentários e aguardarei a finalização dos seus trabalhos para divulgar partes que tocam as minhas opiniões e concepções  manifestadas durante quase três horas de uma produtiva conversação.

Mariana Dall'Orto Mello Rodrigues ''''O meu trabalho trata do estudo de ''''Políticas Públicas Locais para adaptação às mudanças climáticas'''', meu objetivo geral é esboçar uma ''Política Pública de adaptação às mudanças no clima para a bacia do rio Araranguá'', seguindo uma metodologia que chamamos de construção do Espírito da Lei. Para isso estou fazendo um levantamento (que chamamos de Economia de Experiência) de outras cidades do Brasil e do mundo que implementaram políticas públicas que tratam da mudança no clima e quais as contribuições que podemos tirar para uma política pública de Araranguá. Além disso, estou fazendo um estudo da Política Nacional de Mudança no Clima, para construir o espírito dessa lei e a integração dela com as outras políticas públicas que tratam do meio ambiente''''

Luan Harder Gonsalves ''''O trabalho intitulado PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS COMO ESTRATÉGIA DE ADAPTAÇÃO A EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARARANGUÁ/SC insere-se no âmbito do Projeto Adaptação e Vulnerabilidade a Extremos Climáticos nas Américas - VACEA, junto a International Research Initiative on Adaptation to Climate Change – IRIACC, o qual busca compreender a vulnerabilidade climática de comunidades rurais nos 5 países integrantes: Argentina, Brasil, Canadá, Chile e Colômbia.
O perigo foi compreendido através de um levantamento histórico dos desastres naturais ocorridos, e a vulnerabilidade por meio da caracterização das dimensões social, econômica e ambiental da bacia, bem como da capacidade de adaptação. Com base no estudo do risco identificaram-se iniciativas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no âmbito global, nacional e regional com potencialidades para contribuir com a capacidade adaptativa da bacia. Por fim, com o intuito de tornar público a contribuição deste estudo à esfera local, estes resultados foram sintetizados em uma cartilha, denominada Banco de Boas Práticas de Adaptação a Eventos Climáticos Extremos na Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá''''.

 ALÔ PREFEITURA, QUEREMOS, VOLUNTARIAMENTE, CONTRIBUIR!!!
O DESENHO DE UMA CIDADE - Parte I
            Para se conservar a beleza do desenho de uma cidade existem princípios básicos que determinam tarefas simples como manter limpas as vias públicas, ou seja, é o mínimo para cumprir o dever de casa para qualquer administração municipal deste país!
            No entanto para que esta tarefa seja exercida com eficácia se faz necessário mudanças comportamentais da população e rotineiras de atitudes de servidores públicos, como parar de jogar lixo no chão e passar a jogar apenas em lixeiras e para isto ocorrer é preciso a realização de campanhas com programas de educação não apenas ambiental, mas de civilidade, como também a implementação de lixeiras em pontos estratégicos nas vias públicas.
            O lixo jogado no chão é levado pela chuva para galerias pluviais que o despeja no rio que por sua vez chega ao mar, causando a morte de milhões de espécies marinhas que confundem uma garrafa de plástico como alimento, por exemplo, entulhando seus intestinos sem a digestão natural ou obstruindo o aparelho digestivo.

TEMAS QUE DEVERÃO SER PUBLICADOS NA PRÓXIMA EDIÇÃO:

Ø  UMA OUTRA IMPORTANTÍSSIMA ENTREVISTA EM ANDAMENTO,
agora com a consultura Katiuscia Wilhelm Kangerski contratada pela SDS/DRHI para elaborar um ''Diagnóstico objetivando o fortalecimento dos comitês de bacias'' atendendo como ação de um ''Programa que trata do funcionamento e a organização institucional dos 14 Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de Santa Catarina''

Ø  PLANO DIRETOR DE ARARANGUÁ,

quem está seguindo as diretrizes do Plano Diretor na Cidade das Avenidas, uma das pioneiras no Estado a traçar suas vias públicas de forma planejada desde 1890,
o questionamento se justifica porque em recente período da história houveram alguns empreendedores que não seguiram as futuristas orientações do Mesquita?

Ø  UMA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR,
é se Araranguá e região sul de SC estarão preparadas para uma fortíssima recessão econômica que ameaça o país?

Ø  AS MAIS BELAS MULHERES DO MUNDO,
não são aquelas que a gente pensa que são, porque na verdade todas as mulheres do mundo são belas por natureza!!!

Ø  CARTA AO PREFEITO JÁ ESTÁ SAINDO DO FORNO,
pois como é de hábito nos últimos três mandatos da administração municipal (ou nos últimos 12 anos) tenho enviado como cidadão o documento ''CARTA AO PREFEITO'' contendo 10 páginas com sugestões, críticas construtivas e outras pertinentes ponderações de cunho socioambiental!

Ø  ARARANGUÁ, UMA CIDADE BOA DE SE VIVER,
tanto que na próxima semana homenagearei duas datas memoráveis... 














10 julho, 2013

Cidadania Ambiental 10.07.2013 : ALÔ PREFEITURA, QUEREMOS, VOLUNTARIAMENTE, CONTRIBUIR! - Resolução 457 bate no contrabandista - OUVIDORIA DO MME RESPONDE SOBRE A USITESC E A QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS


Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 10 de julho de 2013

(48 / 9985.0053 TIM) 

tadeusantos@contato.net / tadeussantos51@gmail.com

           

         Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.

OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

 

 (Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)

 

 

ALÔ PREFEITURA, QUEREMOS, VOLUNTARIAMENTE, CONTRIBUIR!!!

 

RAMPA PONTE BARRANCA
Sugerimos a colocação de placas na rampa de acesso a nova ponte da Barranca proibindo a circulação de motos pelo local, mas da mesma forma não permitir ou inviabilizar que os mesmo transitem sobre  a ponte pênsil. Em ambas situações podem ocorrer graves acidentes...

 
RELÓGIO DO SOL
Praça Relógio do Sol, um dos cartões postais da cidade, infelizmente continua sendo garagem de carretas e caminhões baú.

Local estratégico no desenho da cidade que se fosse exageradamente florido e iluminado, certamente encantaria o visual aos araranguaenses e aos visitantes! 

 
PORTAIS INCONVENIENTES
Não pegou bem e questiona-se a legalidade das propagandas privadas sobre as vias públicas, uma poluição visual desnecessária e brega. Os portais instalados seriam interessantes se contivessem dados  e informações sobre o Município de Araranguá, sua geografia e sua história!!!

 
RUA RUI BARBOSA
Esta rua sim precisa de um portal informando que poderia ser um espaço público ao lazer da família araranguaense junto ao Rio Araranguá, portal suficiente apenas para a passagem de automóveis baixos ou veículos leves, como forma de proteger a mata ciliar da beira do rio e evitar custos ao município com desmoronamentos.
 

CICLOVIA NA XV E OUTRAS MEDIDAS PRA MUDAR A CIDADE...
...estender a ciclovia da XV de Novembro até o final do lado norte, ou seja, até a Amaro José Pereira, por exemplo, já seria um significativo avanço em investimento de mobilidade urbana, fechar o trânsito de veículos no calçadão, proibir estacionamento nas principais ruas do centro e multar quem produz ruídos ensurdecedores e/ou quem emite som alto em todas as vias públicas deste abençoado município...

  

RESOLUÇÃO 457/2013 SOBRE A GUARDA DE ANIMAIS SILVESTRES

''''NOTA DE ESCLARECIMENTO DA ONG SÓCIOS DA NATUREZA''''






            Pode não ter sido a resolução ideal para a real proteção da frágil fauna brasileira, contrabandeada mais que cocaína, mas todos os ''bichos'' estão a partir de agora mais protegidos com a 457 do que antes da mesma ser exaustivamente debatida no CONAMA.

            A falta de estrutura dos órgãos fiscalizadores estaduais, principalmente das Polícias Ambientais, não oferecem segurança aos milhares que são apreendidos, daí então a necessidade de implantação de CETAS e de uma urgente mudança das políticas do estado brasileiro que ao longo do tempo pouco fez para a proteção da fauna, por isso existem as falhas do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).

            Os autores da proposta justificaram em nota técnica (disponível no site do CONAMA), baseado em detalhado fluxograma, comprovando que o animal não pode ficar com o bandido, quando muito, com o adquirente provisório. Que certamente deverá tratar bem dos bichos a que darão guarda, com a devida responsabilidade jurídica até a decisão judicial determinar o habitat adequado ao mesmo.

            Se nós ambientalistas, protetores da biodiversidade, a aprovamos com a resolução 457, é porque será benéfica aos animais contrabandeados neste país!!!

 
OBS. Complemento nossa nota com a declaração da Lisiane Becker - Da MIRASERRA/RS,  uma das autoras da proposta.

A Res. 457 (que substituiu a 384) é um curativo em ferida que os outros deixaram de cuidar: não há multas significativas e ninguém vai preso por tráfico. Não foi visto congressista algum gritando por destinar parte dos royalties do pré-sal para criação de CETAs e melhoria dos existentes. Isto o Conama não pode fazer, então fazemos o possível para defender a vida dos animais - mesmo que seja, em último caso, mantê-lo provisoriamente com o infrator - que deverá cumprir todos os critérios que antes a legislação não exigia (embora já ficassem com ele, por falta de opção).

Criticar é fácil, mas ninguém fez algo propositivo este tempo todo. A polêmica para isto espero que sirva: que o congresso, os tais conselhos profissionais que só cobram anuidades, o povo e o governo façam a sua parte, agora!

 

OUVIDORIA DO MME RESPONDE A NOSSA CONTESTAÇÃO A USITESC, UMA TÉRMICA NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA!!!

Senhor Conselheiro,

            O Brasil tradicionalmente tem como principais fontes primárias de energia os potenciais hidrelétricos e a biomassa. Nos últimos anos, tem-se expandido a participação de centrais eólicas em nossa matriz energética. Apesar dessa diversidade, tais fontes possuem seu potencial afetado por fenômenos naturais. Em alguns anos, há boa disponibilidade de vento, boas chuvas, além de excelentes safras de cana. Noutros, há estiagem, poucos ventos e safras não satisfatórias.

            É por causa dessa imprevisibilidade que nosso parque gerador deve dispor de termelétricas de reserva, com disponibilidade de entrada em operação imediata, de forma a garantir a segurança energética de nosso país. Além disso, para manter a operação segura e estável em tempo integral do Sistema Interligado Nacional, é necessário que haja um nível mínimo de geração de base (constante, não suscetível a oscilações) em todas as regiões do Brasil. Ademais, considerando que as novas grandes hidrelétricas não possuem reservatório de regularização devido a restrições ambientais, aumenta-se a necessidade de geração térmica complementar.

            Cabe destacar que novos projetos termelétricos a carvão mineral só podem participar dos leilões de energia nova se possuírem o devido licenciamento ambiental. No caso dessas centrais, tendo em vista a distribuição de competências definidas na legislação em vigor, o licenciamento está a cargo dos Estados.

            Em relação às antigas centrais geradoras, que possuem inestimável importância para as populações que habitam as microrregiões nas quais estão inseridas, o Ministério de Minas Energia está trabalhando para editar em breve uma política que viabilizará a modernização dessas centrais. Dessa forma, novos equipamentos de geração de energia e controle de emissão de particulados e demais gases serão instalados, permitindo considerável redução da poluição produzida.

            Por fim, em relação ao controle de emissões de gases de efeito estufa, o Governo Federal emitiu a Política Nacional de Mudanças do Clima (Lei nº 12.187, de 29 de dezembro de 2009), que estabelece o compromisso nacional voluntário de controlar as emissões nacionais. Dentre os planos afetados por essa medida, cita-se o Plano Decenal de Expansão de Energia – PDE. Dessa forma, as diretrizes contidas nesse Plano devem ser seguidas e implementadas pelo Ministério de Minas e Energia.

Atenciosamente,

MME/SE/DPE

 

NOTA FINAL ESPECIAL

Foi muito legal e gratificante assistir a posse do jornalista Quirino Loeser, do OTempo Diário, na presidência do Rotary Club de Araranguá, em uma cativante cerimônia realizada no restaurante do Grêmio Fronteira, em Araranguá. Parabéns Quirino pelo belo trabalho social em prol desta nobre e justa causa de dedicação voluntária de cuidar dos idosos do Lar Beneficente São Vicente de Paula!