26 julho, 2016

SETOR DA MINERAÇÃO PODE ESTAR FALINDO NA REGIÃO CARBONÍFERA DE CRICIÚMA, SUL DE SANTA CATARINA.

Cidadania Ambiental

Araranguá SC, 27 de julho de 2016
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)

SETOR DA MINERAÇÃO PODE ESTAR FALINDO NA REGIÃO CARBONÍFERA DE CRICIÚMA, SUL DE SANTA CATARINA.

...e judicialmente a prioridade será pagar o trabalhador mineiro para depois tentar a recuperação do passivo ambiental, que é um dos maiores do país, tanto que o decreto presidencial 85.206/80, classificou a região como uma das 14 áreas mais críticas de todo o território brasileiro. Os impactos serão enormes afetando o social, a economia e o meio ambiente, todos como sempre de forma negativa, pois nunca consideramos a atividade carbonífera como benéfica para a biodiversidade, com exceção dos donos de minas e da térmica Jorge Lacerda 857MW da Tractebel/Suez!!!   

O SEIXO QUE NÃO ROLA MAIS...!!!

A retirada de cascalho ou seixo rolado dos rios localizados próximos as encostas da Serra Geral está causando sérios problemas, pois além comprometer ecossistemas que abrigam espécies aquáticas, provoca alterações na dinâmica natural dos cursos d'água aumentando a possibilidade de enchentes serem mais violentas, com riscos à segurança das comunidades ribeirinhas.
O Poder Público precisa agir com mais rigor junto as prefeituras que contratam empresas para tal tarefa, considerada extremamente impactante, mesmo com autorização da FATMA. Estas irregularidades ocorrem principalmente nas Bacias do Araranguá e Mampituba. Existe um caso em Morro Grande e outro em Praia Grande, que é assustador tamanho é o estrago causado na calha dos rios.


SARNEY E O CONAMA

No dia 13 de julho participamos da primeira plenária do CONAMA sob a presidência do ministro Sarney Filho, que ocupa o cargo pela segunda vez no Ministério do Meio Ambiente MMA, sendo a anterior no governo FHC, quando na ocasião esteve em Tubarão e conseguimos uma imprevisível reunião, ocorrida no gabinete do reitor da UNISUL, para apresentar o catastrófico cenário da região carbonífera. Não temos conhecimento se tomou alguma medida, acho que nada fez, como nenhum fez nada para reduzir os imensos impactos ambientais na região sul de SC!
A bancada ambientalista do CONAMA solicitou pessoalmente uma reunião com o ministro, considerando que o mesmo já manteve com as big ONGs tão logo após assumir no governo Temer. A pauta sugerida é a questão do licenciamento ambiental e outros graves conflitos espalhados pelas cinco regiões deste país. Entreguei em mãos um estudo sobre a reciclagem baseado na lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional dos Resíduos Sólidos PNRS, acreditando que se cumprida reduzirá a quantidade de lixo na natureza.

PLANO DIRETOR E O PROJETO ORLA

No dia 19 de julho ocorreu audiência pública do Plano Diretor no auditório do IFSC – Câmpus Araranguá já com um mapa mostrando a fusão das propostas do Projeto Orla aglutinadas com as do Plano Diretor de Araranguá. Infelizmente esta aglutinação ocorreu de forma muito rápida em relação a construção redacional do PD, considerando que está em jogo a definição das diretrizes e o uso mais adequado do solo e da expansão urbana sem comprometer a rural, conforme a Lei 10.257 do inovador Estatuto das Cidades.
Mediante o quadro final apresentado com pontos não esclarecidos solicitamos protocolarmente uma outra audiência pública para dirimir dúvida, que esperamos que a secretaria de planejamento democraticamente atenda a reivindicação socioambiental da ONG Sócios da Natureza apoiada por outras entidades.

MICHAEL CAINE

Ator britânico Michael Caine muda o nome por causa do Estado Islâmico

Ator de 'Batman, o Cavaleiro das Trevas' passou a usar apelido como nome.
Maurice Micklewhite, de 83 anos, era mais conhecido como Michael Caine.
O ator britânico Maurice Micklewhite, de 83 anos, é mais conhecido pelo pseudônimo Michael Caine. Ele passou a usar esse apelido no início da carreira, em 1954, mas só agora resolveu adotar esse nome de modo oficial, em todos os seus documentos
Segundo o ator, a decisão foi por causa do Estado Islâmico. “Eu mudei meu nome, quando toda essa coisa começou com o Estado Islâmico”, explicou ao jornal “The Sun”, fazendo referência aos processos mais rigorosos de inspeção em aeroportos.
“Em um aeroporto, o guarda de segurança dizia: ‘Oi, Michael Caine’, e de repente eu dava a ele um passaporte com um nome diferente”, comentou. “Eu poderia ficar parado lá [explicando a diferença dos nomes] por até uma hora.”
Caine contou que escolheu o apelido ao ver um pôster em um cinema nos anos 1950. Ele estava falando ao telefone quando avistou o cartaz do filme “The Caine Mutiny” (“A Nave da Revolta”, no Brasil), estrelado por Humphrey Bogart.
O ator é conhecido por papéis como o Alfred da trilogia de Batman do diretor Christopher Nolan. Ele ganhou dois prêmios de coadjuvante no Oscar, com "Regras da Vida" (1999) e "Hannah e Suas Irmãs" (1986). Além das estatuetas, ele foi outras quatro vezes indicado ao Oscar. http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2016/07/ator-britanico-michael-caine-muda-o-nome-por-causa-do-estado-islamico.html?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

POLUIÇÃO SONORA NO FACE

Roberto Porto Daros Pois então amigo Tadêu Santos.. vinha eu andando em uma das calçadas com declínio que nem eu consigo andar de tão inclinada que ela é.. ai vinha me perguntando se eu tenho dificuldades de andar sobre ela imagina os idosos ou pessoas especiais... tem algo errado por ai "não existe fiscalização para isso"... pra fiscalizar esta barulheira de veículos com caixas de som em altos volumes de propagandas... nos finais de semana que nem se da para descansar sossegado.. parece que o carro esta dentro de sua casa... vamos lá nossos vereadores... Ajudem-nos... Daniel Viriato Afonso.. Kila Ghelleree os demais ficais da nossa câmara... abç a todos... 

Roberto Porto Daros, este assunto é delicado, muito delicado. Estou pagando caro por lutar pela Lei do Silêncio. Os dois vereadores poderiam solucionar o conflito, mas terão que brigar, pois interesses outros no Poder Legislativo, Executivo e Judiciário ainda ''acham'' que som alto é alegria para os idiotas que não tiveram educação familiar...Vou parar por aqui, senão ainda serei preso...!!! 

RARA COLORAÇÃO DO SOL CAPTADA NO DIA 25 DE JULHO DE 2016