28 setembro, 2016

O PLANO DIRETOR DE ARARANGUÁ PODE SER UM DOS MELHORES DE SANTA CATARINA, MAS... ///APAE DÁ EXEMPLO AO PROMOVER A SÉTIMA ARTE...!


Cidadania Ambiental
Araranguá SC, 28 de Setembro de 2016
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’

(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


O PLANO DIRETOR DE ARARANGUÁ PODE SER UM DOS MELHORES DE SANTA CATARINA, MAS...

Interesses imobiliários e administrativos sutilmente venceram e impediram a lapidação final do Plano Diretor de Araranguá, que tem uma exemplar história de elaboração técnica, com a significativa participação de segmentos organizados da sociedade civil araranguaense. A história será registrada com este lamentável retrocesso!!!




Diretriz aponta que área de restinga e de proteção ambiental costeira no Morro dos Conventos poderá ser ‘’invadida’’ com especulação imobiliária, interferindo nos aspectos paisagísticos e de contemplação deste santuário ecológico único e belo, além de criar sérios problemas ao ecossistema local, com inadequado despejo de esgoto e a provável escassez de água para a população com o possível aumento populacional.

Os topos de morros do perímetro urbano do centro de Araranguá poderão agraciar construções privadas e extremamente exibicionistas, como por exemplo, no Morro Azul, lado sul, onde deveria ser transformado em área de lazer via ‘’Preempção’’, conforme estabelece o Estatuto das Cidades e um mirante público, com visão para a Serra Geral e para o Oceano Atlântico, como sempre o foi para a comunidade da Urussanguinha.


Esperamos que o Ministério Público Estadual e Federal façam uma urgente verificação, de modo que os princípios da Lei 10.257/2001 sejam atendidos, para que quando chegar ao Poder Legislativo Municipal possa ser entendido com clareza e objetividade as propostas sobre o adequado uso e ocupação do solo do Município de Araranguá, que desde 1889 é referência em planejamento urbano.
 Parabenizamos então os ‘’vencedores’’ que terão seus interesses satisfeitos com a cor cinza de muito concreto em áreas verdes em detrimento do equilíbrio ecológico, principalmente em locais de extrema relevância eco-turística e em áreas que formam os frágeis ecossistemas do Município de Araranguá, infelizmente invadidos e agredidos de forma brutal pelo Homem!
Não estamos com isso admitindo nenhuma derrota, pois estamos neste processo desde o início, tanto que afirmo não lembrar de nenhum dos atuais integrantes lá por volta de 1986 e/ou no início de 2001... Estamos nessa luta do Plano Diretor e em outras esferas/batalhas apenas pela busca da preservação ambiental e por uma melhor qualidade de vida para a população!         Tadêu Santos

APAE DÁ EXEMPLO AO PROMOVER A SÉTIMA ARTE...!


Tive a honra de participar como um dos integrantes do Júri, juntamente com o Alex Santos e a Izabel Nardi, da Cia 24 Horas, conforme foto em anexo, (do Sandro Cordeiro Santos), que avaliamos as apresentações na Gincana Cultural, com o tema ‘’Cinema’’, promovida pela APAE, de Araranguá – SC.
A gincana da APAE valorizando a Sétima Arte/Cinema também designada como ‘’Cinema’’, derruba a proposta do MEC, em retirar a ‘’Arte’’ do currículo escolar, pois o tema é de extrema relevância na formação dos adolescentes, que certamente terão a oportunidade de expressar seus potenciais artísticos seja no cinema, no teatro, música, pintura ou em qualquer outra forma de expressão artística.
A lembrança certamente homenageia a minha dedicação ao Cinema e ao Marx, que se formou em Cinema e atingiu conquistas memoráveis em sua iniciante trajetória na Arte da Direção de Fotografia Cinematográfica. 

LINKS RECOMENDADOS:
META DE REDUÇÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA PODERÁ SER ESTABELECIDA POR LEI
/////////////////////////////////////////////////////////////
CRIME SEM CASTIGO: SETE EM CADA 10 MULTAS AMBIENTAIS EM SANTA CATARINA FICAM SEM PAGAMENTO
////////////////////////////////////////////////////////////////

OPINIÃO: A PROPAGANDA ENGANOSA COMO ESTRATÉGIA DOS “NEGÓCIOS DO VENTO” - POR HEITOR SCALAMBRINI COSTA*

TODA MINHA VIDA PROFISSIONAL FOI EM DEFESA INTRANSIGENTE DAS FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA, PARTICULARMENTE DA ENERGIA SOLAR E EÓLICA
http://www.brasilalemanha.com.br/novo_site/noticia/opiniao-a-propaganda-enganosa-como-estrategia-dos-negocios-do-vento-por-heitor-scalambrini-costa/8324

////////////////////////////////////////////////////////////////////
PRIVATIZAÇÃO DO AQUÍFERO GUARANI, NOSSA MAIOR RESERVA DE ÁGUA SERÁ DA COCA-COLA OU DA NESTLÉ
Este ano o presidente da Nestlé afirmou que água não é direito humano fundamental...

//////////////////////////////////////////////////////////////////

PROFESSOR DA USP COMPARA POLUIÇÃO GERADA POR CARROS A ‘CIGARROS AMBIENTAIS’
https://www.ecodebate.com.br/2016/09/22/professor-da-usp-compara-poluicao-gerada-por-carros-a-cigarros-ambientais/