30 dezembro, 2016

MAIS UMA PROPOSTA DA ‘’SÓCIOS DA NATUREZA’’ QUE AVANÇA NESTE ANO DE 2016!

MAIS UMA PROPOSTA DA ‘’SÓCIOS DA NATUREZA’’ QUE AVANÇA NESTE ANO DE 2016!

Ao longo destas quase quatro décadas de existência temos lutado pelo equilíbrio ecológico e por uma melhor qualidade de vida para a população do Município de Araranguá e região Sul de SC. Várias derrotas e decepções marcaram muito nossa trajetória, mas conquistas foram alcançadas e compensadas com mais experiência.
Para nossa surpresa neste final de ano uma das nossas reivindicações mais significativas para a preservação dos ecossistemas de Araranguá foi alcançada, pois neste dia 28 de dezembro o prefeito Maciel assinou o decreto que cria três Unidades de Conservação (UC) no Município de Araranguá, quando também determinou a área das falésias e dunas como o primeiro Monumento Natural em território catarinense.
Uma conquista histórica e imensurável para Araranguá e o Brasil, do qual destacamos estes quatro avanços ocorridos em 2016, dentre tantas outras significativas experiências...:

Primeiro: A proposta formulada em 2012 contra as arruaceiras ‘’festas raves’’ com muito lixo, drogas e poluição sonora, que resultou na sábia e irretocável decisão do TRF4 (POA/RS), em não permitir mais que baderneiros continuassem impactando a orla araranguaense com veículos na praia, nas dunas e nas áreas de restinga, além de causarem insegurança aos banhistas, caminhantes, pescadores, surfistas ou qualquer frequentador deste paraíso ecológico de encanto e beleza única do sul do país!

Segundo: A Resolução Nº 624 do CONTRAN que finalmente cria normas para conter os abusos sonoros emitidos por veículos nas vias públicas. Desde 2013 quando voltamos para o CONAMA protocolamos in loco na Presidência da República documentos solicitando a presidente Dilma Roussef seu apoio a causa contra a poluição sonora emitida pelos veículos com som automotivo, que tantos malefícios causam a população. A resposta foi positiva, informando que repassaria para o Denatran, do qual passamos a fazer apelos para criarem uma norma.
 
Terceiro: O veto do presidente Michel Temer ao artigo 20 da Medida Provisória 735/2016, também conhecida como Lei de Conversão (29/2016). Com isso foi vetado o incentivo ao uso do carvão mineral para geração de energia elétrica.  O veto foi recomendado pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, em carta aberta ao presidente da República no dia 20 de outubro. O carvão é uma fonte de energia não renovável, altamente poluente, cara e responsável por um terço das emissões mundiais de gases que geram o efeito estufa.
No dia 08 de novembro participei de reunião com o ministro Sarney, do qual entreguei uma carta solicitando atenção aos conflitos ambientais causados pela atividade carbonífera no sul de Santa Catarina. No dia seguinte o ministro ao abrir a plenária do CONAMA, como seu presidente nato, informou que havia decidido entregar uma carta ao presidente Temer pedindo que vetasse o artigo 20 que favorecia a atividade carbonífera no país.

Quarto: O ato ecologicamente correto do prefeito Sandro Maciel (premiado pelo TCU com o Prêmio Mérito em Governança e Gestão Pública como o melhor gestor municipal da região Sul do Brasil). Um ato corajoso, que nenhum outro prefeito propôs ou dignou-se a fazê-lo. Acatando uma proposta do COAMA e da ONG Sócios da Natureza, ouviu as entidades e juntamente com sua equipe elaborou e assinou os três decretos que criam as Unidades de Conservação (UC) na orla de Araranguá, conforme trechos extraídos das minutas e dos mapas em anexo.  
A ideia das UCs surgiu quando pedimos as medidas compensatórias da obra de Duplicação da BR101 para as áreas impactadas pela rodovia, mas perdemos porque ainda não havia nenhuma UC legalmente constituída. Mediante o prejuízo anunciado, a AMESC/FDESC resolveu bancar os estudos dos quais motivaram a inclusão no Projeto Orla e servirão de subsídio para a elaboração do Plano de Manejo, do qual deverão ser debatidos com os segmentos organizados da sociedade civil araranguaense nas audiências públicas, oportunizando aos ‘’cidadãos que realmente são participativos’’ a apontar quais são as melhorias em infraestrutura e ações que melhor atendem aos interesses coletivos, ou seja, da população!
A criação do ‘’Monumento Natural no Morro dos Conventos’’ proporcionará ao município a possibilidade de reivindicar recursos oriundos de medidas compensatórias, elaborar projetos que busquem junto aos governos (estaduais e federais) verbas específicas para investimentos na melhoria de infraestrutura e desenvolvimento ecoturístico da agora Unidade de Conservação do Morro dos Conventos, Morro Agudo e Ilhas.

OBS. Outros avanços conquistados pela ONGSN foram devidamente publicados nos meios de comunicação (Blog, Facebook, Sites e Jornais) como também as estratégias em favor da reciclagem de resíduos sólidos de acordo com a LNRS nº 12.305 (http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28492-entenda-a-politica-nacional-de-residuos-solidos/), e a proposta de Moção que estará em votação na próxima plenária em 15/16 de março de 2017 no CONAMA, como a mais eficaz forma de acabar com o lixo neste país e serão registradas como tantas outras em obra literária sobre a histórica trajetória da ONG Sócios da Natureza.

Tadêu Santos
Coordenador Geral
    Araranguá – SC, 31 de dezembro de 2016

  

Sócios da Natureza
Organização Não-Governamental Ambientalista
CNPJ 02.605.984/0001-60
Ofício de Registro de Pessoas Jurídicas, Araranguá - SC – Livro nº A-2, Folhas nº 039, Registro nº 364 de 18/05/1998.
ONG criada em 05 de Junho de 1980 para defender a natureza e uma melhor qualidade de vida para Araranguá e a região sul de Santa Catarina.
(Prêmio Fritz Muller de 1985 e Menção Honrosa do Prêmio Chico Mendes em novembro de 2010,
instituído pelo ICMBio e MMA)
Ocupa a presidência do Conselho Ambiental do Município de Araranguá (COAMA) e
a Coordenação Geral da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC), além de ser
Conselheira Representante da Região Sul do País no Conselho Nacional de Meio Ambiente CONAMA
e Conselheira do FNMA
Integra o FÓRUM INTERCONSELHOS da Presidência da República que participou do PPA 2016/2019
CONSIDERADA DE UTILIDADE PÚBLICA PELO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ
Lei nº 1817 de 15 de junho de 1998.
‘’trabalhando exclusivamente de forma voluntária e sempre buscando objetivos de interesse coletivo’’

Rua Caetano Lummertz nº 386/403 – CEP 88900 043 – Araranguá – Santa Catarina
Celular:  48 – 9985 0053 E-mail: sociosnatureza@contato.net