03 janeiro, 2018

CIDADANIA AMBIENTAL FINAL DE 2017 E INÍCIO DE 2018: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS E TRABALHAR EMBAIXO DA TERRA/ IMAGENS DE ARARANGUÁ


31 DE DEZEMBRO DE 2017

Dois registros fotográficos, no final do dia 31 de dezembro de 2017, expressam a minha concepção de um bom ano que passou em nossas vidas, principalmente no contexto da saúde pessoal e familiar, excetuando a precoce partida da nossa querida Carla, irmã da minha esposa!


Lembro que apesar da profunda crise política e econômica que afeta o país, todos nós estamos apreendendo de uma forma ou de outra, que um outro mundo é possível, desde que estejamos engajados em causas justas pelo bem do coletivo social. 
Observo que as imagens foram captadas com um celular N8 da Nokia, já fora de linha, mas funcionando muito bem como máquina fotográfica.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
E a pergunta que não quer calar é: quais são as prioridades projetadas para 2018 focando Araranguá e região da AMESC? 
Nenhuma.
Transcrevo meus comentários. A quem possa interessar a leitura dos outros comentários acessem o Facebook. 
Tadêu Santos O cargo de prefeito municipal por si só é de autoritarismo e de vaidade, mesmo com toda a legislação constitucional que estipula a hierarquização de poderes, eles, quase todos eles, se acham os donos da verdade absoluta e não escutam a sociedade civil organizada que os elegem. 
Cada município tem que ter seu plano de estabilidade financeira e de desenvolvimento de uso e ocupação territorial integrado com a sua região geopolítica, de forma a proporcionar diretrizes que apontem para o desenvolvimento social e econômico.
Gerenciar
Responder4 dEditado
Tadêu Santos Até prova em contrário acredito que falta ‘’planejamento estratégico’’ para todas as esferas de atuação nos municípios da região, seja para a agricultura, indústria, comércio e turismo por exemplo. 
Recursos do Estado ou da União somente são liberados
 mediante a comprovação de projetos consistentes e viáveis. 
Muito nos honra apontar que quando existia o FEDESC, coordenado pela AMESC, conseguimos na coordenação da CTMA avançar com vários projetos, como a criação do Comitê de Bacias do Rio Araranguá, com a realização do EFAMuC, com a elaboração dos projetos para as Unidades de Conservação (UC) e respaldo para o movimento pelo Contorno da Duplicação da BR-101, de Araranguá, entre outras prioridades que foram previamente elencadas.
Gerenciar
Responder4 d
Tadêu Santos Prezado Conterrâneo, não me lembro do atual prefeito por ser bem mais novo que eu. Tenho percebido suas declarações em formato ‘selfie’, onde faz comentários sobre suas ações e obras. Uma moderna forma de comunicar-se e de autopromoção. Sempre acreditei que a potencial vocação de Praia Grande é o ecoturismo, em virtude dos Aparados da Serra e a agricultura familiar orgânica. Duas metas que não se alcança em um mandato, mas depois de planejadas podem render a partir de uma década...
Gerenciar
Responder3 d

Tadêu Santos A Barragem do Rio do Salto é pra atender os rizicultores que desmataram desordenadamente e comprometeram as nascentes da planície entre a serra e o mar. Qto a navegabilidade do rio Araranguá a solução mais viável e recomendável é uma draga desassoreando a foz/barra, de modo a permitir a entrada e saída de embarcações náuticas de pesca e turismo. Nossa opinião!
Tadêu Santos Prezado Dau, corretíssima sua informação. Araranguá perdeu e Jaraguá ganhou mais de vinte posições neste mesmo período, qdo seus dados e características econômicas e populacionais eram muito semelhantes.
Gerenciar
CurtirMostrar mais reações
Responder3 d
Tadêu Santos A questão crucial dos atuais gestores públicos é realizarem tudo que é possível em seus mandatos. Não se empenham em desenvolver ideias que possam tornar-se projetos de relevância para a população, seja do município, seja da região ou do estado. Falo de políticas públicas inovadoras e transformadoras não imediatistas ou paliativas, mas de benefícios a longo prazo! 
São os PLANOS exaustivamente debatidos entre o Poder Público e os segmentos organizados da Sociedade Civil, despojados de interesses políticos ou exclusivamente privados. PLANOS que atendam as atuais necessidades dos COLETIVOS sem, no entanto comprometer os direitos das futuras gerações!


TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO
Então trabalhar embaixo da terra num ambiente insalubre para extração de carvão mineral é uma condição degradante!!! ...tanto que os mineiros se aposentam com 15 anos de serviço. Adquirem a incurável pneumonoconiose entre outras doenças, além de ganharem um salário inadequado com o esforço e risco que correm todos os dias embaixo da terra. 
Nas minas subterrâneas de carvão no sul de Santa Catarina tal situação é flagrante. Não entendemos porque esta injustiça não é investigada pelo Ministério do Trabalho, da Saúde e da Justiça. 
Veja a matéria clicando no link : 



Que em 2018 a Humanidade seja respeitada e respeite os princípios contidos na DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS 
Eleanor Rooselvet mostra uma versão escrita em francês
Art.1.º Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.
OBS. Clique no link para a leitura na íntegra http://www.onu.org.br/img/2014/09/DUDH.pdf



IMAGENS DE ARARANGUÁ CAPTADAS NO MÁGICO ENTARDECER  #rioararangua #avesmigratorias #morrodosconventos #pordosol #






Foz Barra do Rio Araranguá