05 março, 2018

BRASÍLIA – UMA ARQUITETURA INOVADORA PARA A DÉCADA DE 60.


Em 2012, enquanto conselheiro no CONAMA (Mandato entre 2009 / 2016), como representante da região sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Sul) participei de uma reunião sobre uma Câmara Técnica, em Brasília- DF, que por questões protocolares durou apenas duas horas, ou seja, das 10:00 horas até às 12:00 horas.
Durante o período da tarde sai para realizar um ensaio experimental com ângulos e olhares diferentes utilizando um celular da Nokia, que havia adquirido recentemente e que possuía recursos admiráveis na captação de imagens que é o N808. Funcionava mais como uma máquina fotográfica que um aparelho de celular, pois o modo operacional não satisfazia.   
Entre às 15:00 horas e às 20:00 horas circulei caminhando pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional e área de entorno e cliquei centenas de imagens das obras projetadas pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, do qual publico uma seleção de 72 fotos junto com as imagens aéreas do amanhecer e anoitecer captadas durante o voo de ida e de volta entre Florianópolis e Brasília.
Não gostaria de comentários abordando politicagem, propagando de partidária e de candidatos ou de outros temas que nada tenham a ver com a arquitetura da capital do Brasil que é única!!!

Para quem possa interessar as imagens serão publicadas no meu blog www.tadeusantos.blogspot.com.br
e no meu Flickr.