06 setembro, 2016

UMA SIMPLES TEORIA X POLÍTICA PARTIDÁRIA / DISCUTINDO POLÍTICA SÉRIA NO FACEBOOK e UNIDADES DE CONSERVAÇÃO UC

Cidadania Ambiental

Araranguá SC, 07 de Setembro de 2016
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


UMA SIMPLES TEORIA x POLÍTICA PARTIDÁRIA – Parte I

Já manifestei várias vezes meu posicionamento quanto à forma da gestão adotada no sistema político partidário no Brasil, que permite e proporciona infinitas irregularidades e injustiças, daí a necessidade de uma urgente reforma política para corrigir estas deficiências. Se será fácil solucionar acredito que não, mas se faz necessário promover uma profunda e revolucionária mudança nos corações e mentes da população brasileira para que escolham candidatos capacitados e honestos para atuar com ética e dignidade no poder legislativo e executivo.
Na grande maioria das pessoas deste país que entram ou aderem à política, o fazem para ganhar dinheiro, como se fosse uma empresa ou um comércio! Com raras exceções ainda existem cidadãos que fazem política para tentar melhorar a qualidade de vida da população, são raros, mas precisamos estar atentos para saber fazer as escolhas certas. Sempre cito os exemplos de políticos brasileiros como Pedro Simon, Olívio Dutra, Antonio Carlos Konder Reis e Jaison Tupy Barreto, que tiveram uma trajetória política invejável, transparente e ética! Estes, certamente como tantos outros, leram o clássico ‘’A revolução dos Bichos’’ do escritor George Orwel (1984) que aborda como o poder corrompe e destrói corações e mentes em ambos sistemas políticos  predominantes no Planeta Terra.
O tema do qual proponho debater é complexo e precisaria muitas páginas para tentar evoluir minha tese não acadêmica ou filosófica e ideológica... No entanto, vivo em uma sociedade que constitucionalmente adotou este sistema e preciso me adaptar ao mesmo, daí a razão desta manifestação pública como cidadão araranguaense (inclusive por decreto) dedicado às causas socioambientais do nosso glorioso Município de Araranguá, como também pela Região Sul de SC ou do país pelo fato de representá-la democraticamente no CONAMA.   
Sou eleitor, mas prefiro não fazer neste momento minha declaração de voto, no entanto, não poderia deixar de comentar aqui, por exemplo, que tenho grande estima e admiração pelo amigo Ernani Palma Ribeiro Filho (candidato a vereador), com comprovada experiência na advocacia e na legislatura municipal. Ressaltando ainda sua passagem enquanto esteve na direção do SAMAE, com uma brilhante atuação como presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá (CGBHRA), preservando este vital recurso natural que é a Água. Além disso, deu início à implantação do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto, um dos projetos mais importantes para a Saúde Pública e o Meio Ambiente do Município de Araranguá!
OBS. Destaco, ainda, que existem outros candidatos de elogiáveis valores pessoais na disputa eleitoral araranguaense.  
Tadêu Santos
Ambientalista

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO UC
Infelizmente Araranguá ainda não tem nenhuma Unidade de Conservação (UC) legalmente constituída, para proteger seus ecossistemas de maior relevância ecológica e considerados mais frágeis aos impactos ambientais causados pelo homem. Não por falta de projetos, pois existem estudos concluídos para transformar a Área de Preservação Ambiental (APP) do Morro dos Conventos, em Monumento Natural, as lagoas (da Serra, Bichos e Caverá) e o estuário da foz do rio Araranguá em Área de Proteção Ambiental (APA) .

Os mencionados estudos foram realizados pela Socioambiental e AMESC atendendo solicitação da ONG Sócios da Natureza de forma que os municípios pudessem habilitar-se nas medidas compensatórias da obra de duplicação da BR-101, porém não finalizados a tempo hábil. Portanto as Unidades de Conservação (UC) não são apenas conservar a biodiversidade local, mas também para obter recursos a fundos perdidos, por exemplo, para implantar estruturas que permitam a visitação ou mesmo o uso de forma ordenada, segura e sustentável. 

DISCUTINDO POLÍTICA SÉRIA NO FACEBOOK
Tadêu Santos
Sim Leonardo, o país precisa de uma reforma política profunda que não permita a corrupção ou outras deficiências. Acredito que apenas uma revolução de ideias / propostas juntamente com a participação da sociedade civil organizada será possível adotar um sistema de gestão do estado, que sirva para o povo, digo Cidadão e não para o Político!!!
https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-xpt1/v/t1.0-1/p50x50/13241421_1158460494174049_7318101661541884683_n.jpg?oh=b6519db9b1264a75567e4c4c2e4399b2&oe=587D6553&__gda__=1481161373_8ae0a60edd4c23c510b4b3d932b4ac06

Leonardo Pelegrini Tiscoski
2 h · Criciúma· 
Algo em comum entre os Fora Dilma e os Fora Temer é a reforma política. Tiraram a Dilma pra entrar o Temer tirar o Temer pra entrar quem??? É o sistema que esta corrompido, além dos corruptos e corruptores, é urgente sua reforma com medidas que visem aumentar a fidelidade partidária, reduzir a influência econômica, dar segurança jurídica (decisões rápidas e claras), forçar o posicionamento ideológico dos partidos e abrir os debates para o tipo de voto, tempo de mandato, fundo partidário...
A polarização está se acirrando, não soma, só quem ganha são as peças que já estão no jogo de dados viciados.

SETOR CARBONÍFERO DA REGIÃO SUL TENTOU USAR RECURSOS DOS FUNDOS DE PENSÃO PARA CONSTRUIR A USITESC.
Mineradoras da região de Criciúma estavam articulando entre 2002 e 2005, buscar parceria com os tais ''''Fundos de Pensão do Banco do Brasil''' e outros, para financiar o famigerado projeto da térmica a carvão USITESC 440MW, em Treviso / SC. A negociação envolvia nomes prestigiados como Rui Hulse, da SATC, Fernando Zancan, do SIECESC e Alfredo Gazzolla da Carbonífera Criciúma, proprietário do projeto, ferrenhos defensores do carvão mineral da região carbonífera de Criciúma - Sul de Santa Catarina.

RESPONDENDO AO AGILMAR MACHADO
Então Agilmar, imagine como limpar os pulmões e os cérebros contaminados pela poluição dos chaminés da Jorge Lacerda, emitindo gases venenosos dia e noite desde 1970 e quantos milhares de pessoas morreram sem a ''causa mortis'' ser atribuída a esta desgraça ambiental que continua imune perante a justiça...

Agilmar Machado Essas chaminés são dotadas de sistema de filtragem. Isso não quer dizer que sejam utilizados permanentemente. Chaminé maior mede 100m de alltura e joga cinzas bem no centro de Tubarão. Morei num prédio junto ao Banco do Brasil, com sacada´para a av. Marcolino Martins Cabral. A primeira missão matinal de faxina era limpar a cinza da varanda.